Performances de Ana Elena Tejera na Solar de Vila do Conde

Performances de Ana Elena Tejera na Solar de Vila do Conde
solar

 

A inauguração do ciclo de exposições e performances em torno do trabalho de Ana Elena Tejera decorre esta semana.

Esta quinta feira, no Porto, no Batalha Centro de Cinema e sábado, dia 23, na Solar – Galeria de Arte Cinemática de Vila do Conde, no âmbito do Circular Festival de Artes Performativas.

Entre o cinema e a performance, o restauro de filmes de arquivo e a instalação, a prática artística multidisciplinar de Ana Elena Tejera está intimamente ligada às particularidades geográficas do Panamá, o seu país de origem, local de passagem, migrações, trocas, desconexões e conflitos. A natureza e história do Panamá e, essencialmente, a sua complexidade humana, rica em misticismos, rituais, tradições e cultura de resistência, são a base conceptual da sua obra, que se afirma politicamente de forma íntima.

Ana Elena Tejera apresenta na SOLAR – Galeria de Arte Cinemática a exposição La casa de los animales, em articulação com a performance Vela, no âmbito do Circular Festival de Artes Performativas de Vila do Conde. Paralelamente, apresenta no Batalha Centro de Cinema, no Porto, a exposiçãoLos sucesos que llevaron a su olvido, bem como a performance Un suceso político y otros asuntos del Diablo.

Na CAVE, a Solar recebe Younes Ben Slimane, que traz para a sua primeira exposição em Portugal os filmes We knew how beautiful they were, these islands e All come from dust, criando um ambiente único construído a partir de pedras sobrepostas, numa relação simbiótica entre filme e espaço, para instigar um diálogo em torno das narrativas ocultas de isolamento, preservação e refúgio. Younes Ben Slimane é um artista e cineasta tunisino que trabalha o diálogo entre arquitetura e artes visuais, refletindo as potencialidades e limitações de cada um.

A exposição, patente até 11 de novembro, é organizada pela Curtas Metragens CRL, no âmbito da programação da Solar — Galeria de Arte Cinemática, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Direção Geral das Artes.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter