Pequenos Cantores da Maia inspiraram generosidade do público

Foto Mário Santos CMM

Contrariando as previsões meteorológicas que anteviam chuva e ventos fortes para a noite do dia 4 de janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Maia acolheu as centenas de pessoas que, apesar das previsões, não se deixaram intimidar e compareceram de forma expressiva no concerto do Coral Infantil Municipal – Concerto de Reis.

Tratou-se de um espetáculo inspirador pela generosa solidariedade do público, que à entrada foi deixando as suas doações em géneros alimentícios e em dinheiro, que, por usa vez, os Vicentinos da Paróquia da Maia foram arrecadando.

O programa selecionado pelo Diretor Artístico incluiu, além de temas do repertório original privativo dos Pequenos Cantores da Maia, como “Arco-íris”, “Mamá-Mamá”, “No carrossel francês”, “Canção do Abraço”, “Baltazar sem GPS” e “Caminho da Paz”, algumas obras do repertório clássico internacional, como “Adeste Fidelis” de D. João IV de Portugal, “O holy night” de Alfred Adam, “Paniz Angelicus” de Cezar Franck, “Avé Maria” de Julio Caccini e ainda “Smile”, uma das mais belas canções da 7ª Arte, assinada por Charlie Chaplin.

A condução do concerto foi partilhada entre Victor Sampaio Dias e Ana Lídia Rouxinol, que durante cerca de uma hora brindaram o público com belas melodias e reconfortantes harmonizações a duas e três vozes, contando, em sete das treze obras interpretadas, com o contributo das três solistas chamadas a enriquecer essas performances, nomeadamente, Ana Sofia Neves, Leonor Guerra e Maria Torres, que se destacaram pelo brilhantismo das suas prestações vocais.

Na penúltima canção “Caminho da Paz”, com poema de Mizé Rouxinol e Música de Victor Sampaio Dias, os pais dos Pequenos Cantores da Maia foram chamados a juntar-se aos seus filhos e a participar na interpretação deste tema dedicado à Paz, num momento musical com harmonia a três vozes, que constituiu uma experiência artística e social emocionante, quer para os participantes, como para o imenso público que a presenciou.

Antes do tema final, “Desejamos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo”, o P. António Bacelar, reverendo Pároco da Maia, leu um poema sobre a “Estrela” que conduziu os corações até ao Menino, após o que, Silva Tiago, Patrono dos Pequenos Cantores e presidente da Câmara Municipal da Maia, afirmou sentir-se em família e encantado com a beleza das vozes daqueles que constituem uma das maiores embaixadas culturais da Maia.

Nota artística igualmente muito positiva para o dueto de apresentadores, Lia Tenreiro e Miguel Azevedo, cujo desempenho remeteu os presentes para uma apresentação estilo televisiva.

Já depois do concerto, numa declaração à comunicação social, o Maestro Victor Sampaio Dias disse: “…sinto neste momento que quando nos focamos no essencial e nos esforçamos para realizar os projetos que abraçamos de corpo e alma, como este tradicional Concerto de Reis Solidário que anualmente realizamos aqui na Nossa Senhora da Maia, a convite da Comissão de Festas da Paróquia, ajudando os Vicentinos a cumprir a sua missão caritativa, o resultado só pode ser este, chegar ao fim da jornada e sentir que estamos felizes e que esse sentimento é partilhado pelas crianças, pelas famílias e pelo público. Um resultado que se traduziu numas largas dezenas de quilos de bens alimentares e uma expressiva quantia em dinheiro para ajudar famílias carenciadas, mas também, é claro, nos entusiásticos e vibrantes aplausos, mas sobretudo nos sorrisos largos e luminosos dos pequenitos. Diante esta essência tão gratificante, tudo o resto se torna absolutamente irrelevante…”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter