Parque do Alvura em Milheirós já abriu ao público

Foto A Santos

O Parque Fluvial do Alvura, em Milheirós, foi inaugurado com grande interesse por parte dos residentes na freguesia de Milheirós.

Na cerimónia desta manhã de abertura do parque à fruição da população, encabeçada pelo presidente da Câmara da Maia (Silva Tiago) e pela presidente da Junta de Freguesia (Maria José Neves), estiveram presentes muitas pessoas, que aproveitaram para conhecer de perto a margem esquerda, agora recuperada, do rio Alvura.

Eram terrenos “mal cuidados” e invadidos “por lixo para ali atirado por muita gente”, disseram-nos algumas das pessoas presentes, mas, depois da intervenção, este espaço ficou “muito bonito e agradável”.

A empreitada de construção do parque fluvial foi adjudicada por 221 mil euros, no início de 2021 e estava prevista terminar em três meses. Apesar da demora, a obra foi inaugurada esta quinta-feira, com a promessa do presidente da Câmara de uma expansão nos próximos anos. Agora tem cerca de um hectare, já totalmente aberto à população, mas a autarquia planeia triplicar esta área do parque com os terrenos da margem direita do rio.

O projeto de intervenção do Parque Fluvial da Alvura contemplou a limpeza do leito do rio, o controlo de espécies de flora invasoras, a consolidação da galeria ripícola e a criação de corredores e refúgios ecológicos para espécies vulneráveis. A obra incluiu a criação de caminhos pedonais, a instalação de mobiliário urbano, acompanhadas de iluminária sustentável e instalação de wifi gratuita.

Estando esta área em leito de cheia, a intervenção direcionou-se ainda para a criação de bacias de retenção, que pretendem reduzir os riscos associados a cheias e inundações, aumentando
Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, refere que “esta é uma ação que se enquadra na estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas”.
Numa segunda fase, será feita a intervenção na margem direita do rio, estando prevista a criação no local de uma ponte pedonal de ligação entre margens.

Também a esta parque irá confluir o corredor verde do rio Leça, inserido num projeto mais amplo que envolve toda a extensão do Leça nos quatro municípios: Maia, Matosinhos, Valongo e Santo Tirso.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter