Parlamento discute hoje lei do tabaco com regras mais apertadas

Parlamento discute hoje lei do tabaco com regras mais apertadas
tabaco

 

O parlamento português discute hoje a lei do tabaco, que equipara o consumo tradicional ao aquecido e aperta o cerco à venda automática, com interdição de fumo ao ar livre junto de escolas ou hospitais.

Os deputados vão discutir a lei, que transpõe a legislação europeia e reforça normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo.

A nova lei também prevê a impossibilidade de criação de novos espaços reservados a fumadores nos recintos onde isso ainda é permitido em áreas fechadas.

Para os estabelecimentos que têm os seus espaços adaptados aos procedimentos legislativos em vigor, a eliminação definitiva do fumo em áreas fechadas só entra em vigor a partir de 2030, para permitir recuperar o investimento realizado.

A partir de 2025, estende-se a proibição de venda de tabaco em locais onde é proibido fumar e são redefinidos espaços onde é permitida a instalação de máquinas de venda automática.

De imediato, caso a proposta seja aprovada pela Assembleia da República, deixa de ser possível a venda de tabaco direta ou através de máquinas de venda automática em locais como restaurantes, bares, salas e recintos de espetáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter