Orquestra da Maia homenageia postumamente Bruna Lopes Fernandes no concerto deste sábado

Foto Mário Santos CM Maia

A Orquestra Clássica da Maia, com a participação do Ensemble Vocal Notas Soltas, apresenta-se este sábado, dia 20, pelas 21h30, na Igreja Paroquial de Gueifães, Maia, para um concerto de homenagem póstuma à jovem Bruna Lopes Fernandes.

A organização é da Câmara Municipal da Maia e da Fundação do Conservatório de Música da Maia.

A Orquestra Clássica da Maia, sob a direção artística do Maestro Pedro Sousa, vai interpretar o Requiem, K. 626, em ré menor, de W. A. Mozart. Vai ser também a estreia de uma obra, um coral sinfónico, composta em homenagem à jovem, por Mizé Rouxinol e Victor Dias.

O concerto vai ter como solistas, Catarina Vita (Soprano), Joana Valente (contralto), João Miguel Gonçalves (Tenor) e Rui Silva (Baixo/Barítono).

Os ensaios para o espetáculo têm vindo a ser envolvidos por grande emoção, dado que toda a comunidade musical envolvida na organização tem ainda muito presente a Bruna Lopes Fernandes, falecida repentinamente com 23 anos de idade, há cerca de um mês.

A pianista, violinista e cantora integrou o elenco dos espetáculos de estreia da Orquestra Clássica da Maia, tendo o mais recente acontecido no dia 1 de abril. Uma artista muito completa, nascida de uma família ligada à música – o pai é baterista da banda rock Xeque-Mate, da Maia -, Bruna Fernandes já há vários anos que impressionava pela sua qualidade quer como intérprete vocal, quer como instrumentista.

O maestro Pedro Sousa recorda que a jovem Bruna desde pequena que queria integrar o Notas Soltas, vindo a entrar nesta “família musical” e atuando, mais recentemente, a par com a Orquestra Clássica da Maia.

Os colegas, que trabalharam mais de perto ou até aqueles que a conheciam há menos tempo, estão profundamente envolvidos na preparação deste concerto e são unânimes em concordar que o espetáculo de amanhã será uma boa maneira de canalizar de “forma positiva as emoções originadas na perda da Bruna”.

O mesmo é apontado pelo pai deste jovem talento, Joaquim Fernandes, que em entrevista ao programa Maia Magnética da Rádio NoAr, afirmou que a música lhe dá alento neste momento muito difícil que toda a família está a viver.

Após assistir a alguns ensaios do concerto, por “milésimos de segundo, fiquei com a sensação que, eu, Joaquim, sou uma pessoa muito pequenina, quase insignificante, mediante todo este envolvimento, todo este movimento de pessoas com tanta entrega, é só visto…” – recorda Joaquim Fernandes.

O pai de Bruna admite que é gratificante e profundamente tocante verificar que a sua filha, “com a sua maneira calada, discreta, só com o seu olhar, os seus gestos e a sua entrega” consiga atingir, como está a acontecer, “tantos e tantos corações”.

Bruna Lopes Fernandes

Tinha seis anos quando deu os primeiros passos musicais com o violino na Academia de Música da Maia. Dois anos depois, entrou para o Conservatório de Música da Maia, onde optou pelo violino e pelo piano. Concluiu o oitavo grau aos 18 anos. Ao longo do seu percurso, Bruna Lopes Fernandes participou em vários concertos e concursos, nacionais e internacionais, com performances musicais medalhadas integrando o Ensemble Vocal Notas Soltas.

 

Bruna Lopes Fernandes

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter