No Dia Europeu da Música, 21 de junho, a Orquestra Clássica da Maia, sob a direção do Maestro Pedro Sousa, deu um concerto, na Igreja Paroquial de Gueifães, no qual evocou os valores essenciais da Europa, nomeadamente, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
O concerto começou com o Hino da União Europeia, um excerto da célebre 9ª Sinfonia de Beethoven, em concreto a Ode à Alegria, que foi objeto de um arranjo do inesquecível Maestro Herbert Von Karajan.
Após a interpretação do Hino da Europa, a Orquestra deitou mãos a outra obra de grande fôlego, também uma 9ª Sinfonia, mas de A. Dvorak, conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, graças ao contexto vivencial em que o compositor checo criou esta obra sinfónica.
Como ‘encore’, em agradecimento ao demorado aplauso do público, o Maestro Pedro Sousa repetiu um dos andamentos da sinfonia de Dvorak e também o Hino da Europa.
O Monsenhor António Orlando dos Santos, visivelmente satisfeito por ver a sua Igreja repleta e também pela Música que acabara de presenciar, expressou a sua qualidade de melómano que diz sempre sim às boas propostas para acolher Música na sua paróquia, como fez, diante do desafio lançado pela Fundação Conservatório de Música da Maia para a realização deste concerto, com o apoio da Câmara Municipal da Maia.