Open House Porto volta a incluir a Maia nas visitas de 2 e 3 de julho

Em dois dias, há mais de 70 espaços únicos para explorar em Gaia, Maia, Matosinhos e Porto
Quinta Cónegos_Foto A Santos
Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa para a celebrar a arquitetura e as cidades com a ambição de devolver ao público a realização do evento na sua dimensão e dinâmicas habituais. Esta é uma parceria estratégica dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Até 15 de abril decorrem inscrições para a equipa de voluntários da organização.
Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 02 e 03 de julho, adaptado às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento para a prevenção do contágio Covid-19, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.
A seleção dos espaços desta 7ª edição está a cargo dos curadores, arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.
Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitetura (CA)-Centro Português de Arquitetura e com a parceria estratégica dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Nesta edição voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto.
Todas as visitas são como habitualmente gratuitas.
A pensar no acolhimento dos visitantes, a organização está a recrutar voluntários com mais de 16 anos. Está aberta a convocatória para o voluntariado até 15 de abril.
Procuram-se voluntários a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e V. N. Gaia com vontade de interação com o público.
A equipa de Voluntários irá acolher os visitantes e oferecer sugestões úteis e informadas sobre o evento. As inscrições podem ser feitas em: https://form.jotform.com/211614306164345
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter