Oficialmente apresentado, Curtas anuncia destaque do novo cinema português

Francesco Sossai, Basil da Cunha e Mónica Lima distinguidos no Curtas Vila do Conde
curtas

O festival de cinema de Vila do Conde, marcado entre 08 e 16 de julho, foi apresentado.

A 31.ª edição traz filmes nas competições nacional e internacional e um programa recheado de autores emergentes e de nomes premiados.

Nuno Rodrigues, diretor do Festival, sublinhou, na apresentação, a produtividade atual do cinema português, com a submissão de cerca de 180 filmes nacionais, dos quais foram escolhidas 16 obras para a competição nacional.

“Temos um conjunto de obras fortes entre documentário, ficção e animação, de autores que já fizeram parte da história recente do Curtas e muitos outros, que surgem pela primeira vez no festival”, disse.

O programador lembrou ainda que um festival como o Curtas de Vila do Conde “tem um papel que é criar um espaço para essa dificuldade que existe” na exibição e distribuição de curtas-metragens no circuito comercial.

“Gostaríamos que os distribuidores a nível nacional, por vezes e pontualmente, assumissem alguns riscos e tentassem dar voz a alguns destes autores e destas obras”, acrescentou.

Este ano a competição portuguesa conta com “Natureza Humana”, de Mónica Lima, premiado em Roterdão, “Corpos Cintilantes”, de Inês Teixeira, estreado em Cannes, “2720”, de Basil da Cunha, “Blackpot”, de António Pinhão Botelho, e a animação “Sopa Fria”, de Marta Monteiro.

Fora das várias secções competitivas, destaque para a exibição dos filmes “Pátio do Carrasco”, de André Gil Mata, “O homem das pernas altas”, animação de Vítor Hugo Rocha, e o documentário experimental “Naquele dia em Lisboa”, de Daniel Blaufuks.

A abertura do Curtas Vila do Conde é com a estreia das três curtas-metragens do programa “Factory” do Festival de Cannes, dedicado à produção de cinema do norte de Portugal: “Espinho”, de André Guiomar e Mya Kaplan, “Maria”, de Mário Macedo e Dornaz Hajiha, “As Gaivotas Cortam o Céu”, de Mariana Bártolo e Guillermo Garcia Lopez.

Além destes três filmes, a abertura será com a longa-metragem “20.000 espécies de abelhas”, da autora espanhola Estibaliz Urresola Solaguren, que estará no Curtas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter