O  Teatro Art’Imagem irá estrear na Maia três novas peças em 2023

foto cedida por Art'Imagem

 

Foi apresentada a programação do Teatro Art’Imagem na Maia para o presente ano de 2023.

Em 2023, a companhia dará início ao projeto “Teatro Art’Imagem – Desvendar o Caminho e a Boca Aberta da Humanidade”, depois de 41 anos de atividade teatral contínua, apresentando-se como uma das mais antigas estruturas artísticas da região norte e de Portugal. Será um ano de novas apostas naquilo que é a sua atividade, iniciando o projeto num contexto crítico a nível mundial com um ímpeto de desenvolvimento e criação na companhia.

No domínio da criação, pilar fundamental da sua atividade, continua a privilegiar um trabalho a partir de repertório textual, não esquecendo o corpo em movimento. Inicia-se o projeto com a criação do espetáculo “A Sala das Perguntas”, uma recriação dramatúrgica do romance homónimo de Fernando Campos, escritor natural da Maia. Uma revisitação de Portugal e da Europa no século XVI, que aborda problemáticas ainda atuais.

De uma voz em língua portuguesa, passará para outra, ainda que separadas por um oceano. Fala-se aqui de Hilda Hilst, autora brasileira cuja obra dá origem à segunda criação do ano, “Hilda Hilst – Afundando os Dedos na Matéria do Mundo”. Espetáculo que parte da obra de uma autora incompreendida à procura de uma voz além, de contacto. Hilda procurava pelo outro, por vozes que a compreendessem e ouvissem realmente, algo que achava não acontecer pela parte de alguns leitores e editores.

No âmbito da cocriação com o teatromosca e Théâtre de la Tête Noire (Scène conventionnée d’intérêt national Art et création pour les écritures contemporaines), irá ser apresentada a peça “Respirar (doze vezes)”, de Marie Suel, uma das mais importantes vozes francesas da dramaturgia para a Infância e Juventude, tal como Patrice Douchet, o encenador do espetáculo. Uma obra que problematiza as relações intergeracionais.

Será alargada a Programação Regular de Teatro, na Quinta da Caverneira e Fórum da Maia, e será feita uma circulação de espetáculos que percorrerá toda a Península Ibérica, além de uma estreia em Cabo Verde.

«Neste âmbito, será dada continuidade e constante aperfeiçoamento aos dois festivais internacionais de teatro que a companhia organiza, o que é algo ímpar em Portugal: o “Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude”, com 40 anos de atividade, e o “Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia”, com 26 anos de atividade, atingindo públicos variados e vastos», refere a nota informativa do Art’Imagem.

A formação e mediação de públicos está umbilicalmente ligada às atividades da companhia: a Oficina de Teatro da Maia, aberta à comunidade; o projeto Fundo Teatral, que editará uma obra resultante de uma tese de doutoramento sobre os 40 anos de atividade do Teatro Art’Imagem e sua prática, e onde este ano estarão presentes três dramaturgos contemporâneos portugueses na atividade “Teatro a Ler”: Rui Xerez de Sousa, Jorge Palinhos e Lara Morgado; e a organização do Festival “MAIA AO PALCO – Mostra de Teatro de Amadores / Primavera do Teatro – Comemorações do Dia Mundial do Teatro”, iniciativa que já acontece há 14 anos, juntando no mesmo encontro uma programação para os munícipes e para as Associações Culturais e Recreativas que fazem regularmente Teatro.

O Teatro Art’Imagem é uma estrutura apoiada pela DgArtes/MC e pela Câmara Municipal da Maia, município onde a companhia desenvolve a sua atividade e é responsável pela Programa Regular de Teatro da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, onde prepara e ensaia e apresenta as suas criações e as Oficinas de Teatro, para crianças, jovens e adultos.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter