O melhor do artesanato português em Vila do Conde

O melhor do artesanato português em Vila do Conde
FNA


Está a decorrer, até domingo, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde.

A 45ª Feira Nacional de Artesanato conta com cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica do país, e recebendo, pela primeira vez, artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena e Oleiros (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).


Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.

Outra novidade, da presente edição da Feira Nacional de Artesanato, é o Concurso Jovem Artesão 2023, que se destina a galardoar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional. Com esta iniciativa “pretende-se não só incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos, mas também associar o evento à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, para a qual Vila do Conde foi já selecionada juntamente com as cidades de Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega)”, recorda a organização.


A música, a dança e os cantares tradicionais são uma presença constante no certame, mas destacam-se as Jornadas Gastronómicas, as quais, sem sair do recinto, permitem aos visitantes percorrer o País de Norte a Sul, fazendo uma viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa e, nos dois primeiros dias do evento, pelos sabores da inconfundível cozinha galega.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter