O Dia Mais Curto regressa em dezembro para 10 anos da festa da curta-metragem

Já começou a programação do Dia Mias Curto do Ano
o dia mais curto

Está a chegar mais uma edição de ‘O Dia Mais Curto’ com sessões de cinema por todo o país e um programa à altura de uma década de existência.

Pelo décimo ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem de Vila do Conde celebra o dia mais curto do ano em Portugal, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país, que este ano será ao longo de todo o mês de dezembro.

A organização relembra que todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre. Se por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia que já alcançou uma dimensão internacional é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.

A 10.ª edição de ‘O Dia Mais Curto’ realiza-se entre 01 e 29 de dezembro e propõe quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas, com múltiplas sessões de cinema, nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros.

Com a seleção “Curtas do Mundo” será possível assistir a algumas das mais interessantes obras internacionais do ano. Por sua vez, o programa nacional “Novas Curtas Portuguesas” inclui uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do festival Curtas Vila do Conde, enquanto os programas dedicados aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação e viagens divertidas por mundos desconhecidos.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se as programações próprias das várias entidades, associações, cineclubes, escolas, entre outros, que, sem custos associados, se queiram associar a esta iniciativa. O programa final e as localidades serão reveladas em breve pela organização.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter