Nuvem Voadora promove “Pontes em movimento” entre Vila do Conde e Guiné-Bissau

Nuvem Voadora promove “Pontes em movimento” entre Vila do Conde e Guiné-Bissau
Foto de Grupo de Dança Contemporânea da Guiné Bissau

 

A Companhia de Circo e Teatro de Rua, Nuvem Voadora, apresenta em 2026 espetáculos que cruzam artes, saberes e geografias, como é o caso do projeto “Pontes em Movimento”, uma parceria artística com o Grupo de Dança da Guiné-Bissau, a 2 de fevereiro, dirigido pelo coreógrafo, bailarino e mediador cultural, Ernesto Nambera, artista que soma mais 35 anos de carreira a pisar os principais palcos internacionais.

Será o início do caminho daquele que promete ser um movimento marcante de partilha artística, social e comunitária entre dois países lusófonos: a inclusão do Circo nas artes performativas e saberes locais da Guiné-Bissau.

O projeto procura o diálogo artístico e intercultural entre o circo contemporâneo, o clown e a dança contemporânea e divide-se em duas fases e geografias para se multiplicar em novos caminhos artísticos nos

palcos da lusofonia.

Pedro Correia, diretor artístico da Nuvem Voadora, explica que “Existe um talento físico excecional e uma agilidade natural nas camadas mais jovens, mas que muitas vezes carece de técnica de segurança e de uma plataforma de profissionalização” e que “vamos, em conjunto, transformar esta “acrobacia de rua” em “arte performativa”.

A Nuvem Voadora segue, assim, para a primeira fase deste intercâmbio, que aspira a um movimento contínuo entre Portugal e Guiné-Bissau, entre circo e dança contemporânea, entre artistas e comunidades.

Durante as duas primeiras semanas de fevereiro, a Nuvem Voadora irá capacitar os bailarinos do Grupo de Dança Contemporânea da Guiné-Bissau (GDCG) e a comunidade de jovens guineenses com “técnicas circenses e a espontaneidade e poesia do clown, num workshop que

resultará num espetáculo com estreia marcada para o dia 16 de fevereiro, no desfile do Carnaval de Bissau. Na segunda fase do projeto “Pontes em Movimento”, projetada para maio, é a vez da Nuvem Voadora receber o GDCG e comunidade participativa, numa residência artística onde

serão aprofundados os saberes partilhados no país africano. Mais amadurecido, o espetáculo será apresentado, pela segunda vez, na 4ª edição do PicNic Circus Vila do Conde, evento que celebra o circo em todo o seu esplendor.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter