Novo Centro de Engenharia da Alstom Portugal inaugurado em Pedrouços, na Maia

Foto: CMM

Esta quarta-feira, dia 14, a Alstom com sede no concelho da Maia inaugurou o novo Centro de Engenharia e I&D da Alstom em Portugal, localizado na freguesia de Pedrouços.

O novo Centro de Engenharia e I&D da Alstom na Maia vai ter como principal missão desenvolver soluções de vanguarda em mobilidade digital e sinalização, tanto para o mercado português como para os projetos internacionais da Alstom em todo o mundo.
O novo centro vai arrancar com uma equipa inicial de 25 engenheiros e técnicos.

A Alstom, que integrou recentemente a área ferroviária da Bombardier, está há mais de 30 anos em Portugal.
Atualmente, dois em cada três comboios em circulação em Portugal foram fabricados pela Alstom ou com tecnologia Alstom. Além disso, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridas pelo sistema Convel ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. No panorama da mobilidade urbana, a Alstom está encarregue do sistema de sinalização do Metro do Porto e dos 102 comboios que servem a rede.

O evento contou com a presença do diretor-geral Alstom Portugal, David Torres, do diretor Executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) – Cluster da Ferrovia, Paulo Duarte, do diretor-geral Centro de Competências Ferroviário, Luís Andrade Ferreira e da embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont.

O presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, marcou presença na sessão considerando que a empresa ao instalar-se na Maia “contribui para uma comunidade empresarial forte, muito determinada e afirmada”.

De acordo com o autarca, na Maia, as empresas de média e média-alta tecnologia colocam o município, nesse domínio, nos lugares cimeiros a nível regional e nacional, liderando esse indicador no cômputo da Área Metropolitana, ocupando depois a 2.ª posição a norte e a 3.ª no país.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter