O Governo lançou, esta quarta-feira, um concurso para requalificar 237 escolas e as obras devem arrancar a partir do segundo semestre de 2026. Um investimento global de 850 milhões de euros. No concelho de Vila do Conde a beneficiária é a Escola Básica Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha em Macieira.
Os avisos de abertura de concurso foram publicados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e o concurso, o segundo no âmbito do acordo entre o Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI), abrange 237 escolas do 2.º ciclo ao secundário, em 118 concelhos, sinalizadas com necessidades urgentes de intervenção.
O investimento será distribuído tendo em conta o número de escolas elegíveis e o número de turmas em cada escola, explicaram, em comunicado, os ministérios da Educação, Ciência e Inovação e da Economia e da Coesão Territorial.
A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 95 escolas elegíveis, tem a maior dotação disponível, ascendendo a 399,5 milhões de euros, seguida da região Norte, com 212,5 milhões de euros para realizar obras em 61 estabelecimentos.
No Centro, serão requalificadas 37 escolas, num investimento de 110,5 milhões de euros, a que se somam 29 escolas no Alentejo (85 milhões de euros) e 15 no Algarve (42,5 milhões de euros).

 
								