No Dia Mundial da Saúde Mental município da Maia reuniu especialistas numa manhã de trabalho

Foto: CMM

A Câmara da Maia celebrou esta segunda-feira, dia 10, o Dia Mundial da Saúde Mental.

O Gabinete da Saúde da autarquia maiata levou a efeito, durante toda a manhã, uma palestra sobre o tema “Saúde Mental em tempos difíceis – Cuidar para prevenir”, em parceria com o Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ). A palavra-chave é “prevenção”.

Esta palestra teve lugar no Auditório do Palacete da Quinta da Gruta, tendo contado com a presença, na mesa de abertura, da vice-presidente da Câmara da Maia e vereadora da Saúde, Emília Santos, do representante do Conselho de Administração do CHUSJ e Unidade Autónoma de Gestão da Saúde Mental do CHUSJ, Rui Sousa, e ainda dos responsáveis pelo Serviço de Psiquiatria, Miguel Bragança, e do Serviço da Psiquiatria Infância e Adolescência, Maria do Carmo Santos.

 

É muito importante apostar na prevenção, foi a grande mensagem transmitida pelos intervenientes na abertura.

Emília Santos reforçou alguns dos números que dizem respeito à Saúde Mental no presente e que terão reflexos no futuro da nossa sociedade. A vereadora lembrou que na Europa, 13% da população sofre de perturbações na Saúde Mental e que, em Portugal, esse valor atinge os 22,9%, o que nos torna o segundo país da Europa com “maior prevalência de perturbações da Saúde Mental”, sendo que dessas, a “depressão assume 10%” dos afetados.

 

Dos estudos efetuados, sublinhou Emília Santos em entrevista ao Notícias Primeira Mão, há a estimativa que, em 2030, a depressão será a principal causa de incapacidade e de morte prematura. Os principais riscos, atualmente, são as doenças cardiovasculares ou respiratórias.

Tendo tudo isto em conta, a vereadora maiata, frisou, que “a Saúde Mental tem que ser encarada como prioridade por todos nós” e a aposta deve ser feita na “prevenção”, tendo também em conta o “peso da despesa nos cuidados de saúde”.

 

De referir que Emília Santos assumiu recentemente, após eleição, a presidência do Conselho Local de Saúde Mental da Área Metropolitana do Porto, entidade na qual reúne uma grande esperança como “alavanca” para trabalhar devidamente a Saúde Mental.

Oradores convidados para a Palestra:

Dr. Ricardo Moreira- A vida com ansiedade e como doença;

Dra. Susana Fonseca – A tristeza e a depressão;

Dra. Sofia Leite – A demência e os seus cuidadores;

Enfª Gustava Martins – A prevenção da violência em nós e no mundo;

Dra. Joana Viana – Promoção da Saúde Mental em contexto escolar;

Dra. Filipa Moreira – O papel dos Pais na Saúde Mental dos filhos;

Dra. Isabel Alves – Os cuidados de Saúde primários como parceiro nuclear.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter