A Câmara Municipal de Vila do Conde prepara-se para dar início a mais uma quadra natalícia e quer reforçar a magia e a imaginação, de preferência, sem gastar mais do que 185 mil euros.
“Queremos fazer mais com o mesmo orçamento”, começou por dizer o presidente da Câmara, Vítor Costa, na apresentação do programa para este ano, mantendo a parceria com a Associação Comercial e Industrial, já que, com as condições criadas, “os comerciantes têm aqui um desafio para crescer”. Vítor Costa e Ricardo Santos, o presidente da Associação Comercial e Industrial, apelam aos comerciantes para que sejam competitivos e apelativos, considerando que só uma verdadeira aposta na celebração de Natal e de Ano Novo, leva ao retorno económico que se pretende para o concelho.
Ricardo Santos acredita ser um investimento “fundamental e estruturante que tem vindo a dar passos muito consolidados no retorno para os empresários, recordando que no último Natal, “bloguers” e “influencers” que vieram por iniciativa própria publicitaram Vila do Conde.
Estão listados 75 restaurantes que serão desafiados a testar alguma oferta/lembrança a quem vier a Vila do Conde no Natal, “porque o turismo e as pessoas dos outros concelhos é que vão ajudar ao consumo em Vila do Conde”, afirmou Ricardo Santos. Dinamização, promoção e captação , para que o turista passe mais horas na cidade e, se possível, possa pernoitar.
A nova vereadora do turismo, Susana Ribeiro, tem uma visão experiente da área e defende um processo de alargamento daquilo que pode ser uma época alta para Vila do Conde.
“O turismo é uma atividade económica não nociva, se for planeada estrategicamente”, começou por dizer Susana Ribeiro, para apresentar depois o “After Market”, estender o Natal com o objetivo de ter os visitantes a planearem a deslocação a Vila do Conde, logo com a intenção de passar mais tempo. Vila do Conde tem um plano de comunicação que se estende até à Galiza, “não temos nenhum problema em complementar o nosso Natal com os concelhos vizinhos, com o Porto ou Matosinhos…juntos somos mais fortes e não temos nenhuma pretensão a achar que queremos os clientes apenas no nosso território, até porque pertencemos a uma região que tem um valor patrimonial e turístico muito interessante”. A vereadora afirma que integrada, Vila do Conde será divulgada também ao nível do turismo internacional.
Os dois mercados de Natal, no Jardim da Av. Júlio Graça e ao lado da Igreja do Sr. Dos Navegantes, são os centros de atividade, mas a programação é maior e passa por todas as freguesias. A agenda de eventos é uma ferramenta essencial para acompanhar a programação que no flyer remete a um QR Code complementar.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, “a cidade transforma se e cada detalhe é um convite para entrar numa verdadeira história encantada”, promete o município.
A Grande Abertura do Natal acontece com um espetáculo multimédia que marca o acender das iluminações decorativas e dá as boas-vindas ao Pai Natal, às 18h00 no Cais da Alfândega.
