Nadadora de Vila do Conde na Liga da elite mundial

Catarina Monteiro na final do Campeonato Europeu
Ana Catarina Monteiro (FPN)

Ana Catarina Monteiro é a primeira portuguesa a disputar a Liga Internacional de Natação (ISL), ao serviço dos New York Breakers (desde sábado), em Nápoles, concretizando a ambição de competir entre os melhores.

Portugal está, pela primeira vez, representado na competição, que vai na sua terceira edição e que junta quase 400 dos melhores nadadores do mundo durante um mês na cidade italiana.

Ana Catarina Monteiro alcançou em Tóquio 2020 o terceiro melhor resultado olímpico de sempre da natação portuguesa, ao terminar no 11.º lugar nos 200 metros mariposa, apenas superado pelos feitos de Alexandre Yokochi.

A International Swimming League integra 10 equipas, que recrutaram 36 nadadores cada, depois de um “draft” de cerca de 950 inscritos, que se vão defrontando em 10 jornadas, desde quinta-feira e até 26 de Setembro, em Nápoles.
A fase inicial apura seis equipas para as meias-finais, que vão ser disputadas entre 11 e 18 e entre 25 e 28 de Novembro em Eindhoven, nos Países Baixos, às quais se juntam outras duas provenientes da repescagem. A final vai ser disputada pelos quatro mais bem classificados das meias-finais, em Janeiro de 2022, em local a designar.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter