Município promove modelo de coberturas verdes e já cobriu o Fórum da Maia com um jardim

Foto: Mário Santos/CMM

A Câmara da Maia investiu na instalação de uma cobertura verde no edifício do Fórum da Maia. O município informa no seu portal online que é possível visitar este novo espaço verde no topo do Fórum da Maia.

O projeto da cobertura verde do Fórum da Maia, realizou-se no âmbito do BaZe (Maia Net Zero Carbon City, Living Lab) – Laboratório vivo para a descarbonização, pretendendo apresentar à comunidade concelhia uma solução multifuncional, inovadora e ecológica.

Este jardim nas alturas é visível e visitável, por forma a validar os efeitos e benefícios de espaços verdes em ambiente real através da instalação de sensorização nas diversas camadas da cobertura verde e no interior do edifício, permitindo a comparação de zonas com e sem cobertura verde.

O município da Maia tem a intenção de promover este modelo junto da população e do tecido económico local, com vista a que este projeto possa ser replicado, tanto quanto possível, pelo território concelhio.

A cobertura verde é visitável mediante agendamento prévio, através do email baze@cm-maia.pt, ou sem agendamento ao terceiro domingo de cada mês.

 

Veja vídeo da cobertura verde do Fórum da Maia:

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter