Município da Maia celebra o Dia Mundial do Animal

Foto: CM Maia Mário Santos

O município da Maia está a assinalar o Dia Mundial do Animal desde o dia 4. No próximo sábado, no Parque de Avioso, pelas 10h30, vão ser libertadas algumas aves. Uma forma de sensibilizar para a importância da vida selvagem.

Já no último dia 4, a Câmara da Maia assinalou a data com uma iniciativa voltada para os animais domésticos: a entrega de leitores de microchip às forças policiais do concelho.

Com esta medida a autarquia pretende facilitar a rápida identificação dos animais abandonados ou errantes na via pública.

A vereadora da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, passou pela PSP na Maia e em Águas Santas, pela GNR no Castelo da Maia e terminou na Polícia Municipal.

«O bem-estar animal, nomeadamente, no que respeita ao direito à vida, à integridade física, à alimentação e cuidados de saúde, é uma realidade que tem vindo a ser reconhecida cada vez mais de forma transversal quer pelos legisladores quer pela sociedade civil.

Os municípios ocupam nesta área uma posição muito importante na medida em que podem ser potenciadores de conhecimentos, quer pela promoção de ações de educação e sensibilização, quer funcionando como “motores” para espoletar um conjunto de ações e iniciativas que promovam o bem-estar animal», refere a Câmara da Maia em nota informativa.

O município da Maia sublinha que tem implementado medidas nos últimos anos que “permitiram com maior eficácia conseguir um aumento substancial do número de animais adotados e o desenvolvimento de ações mobilizadoras da consciência para a causa animal”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter