Mostra de Cinema para Escolas antecipa Curtas Vila do Conde 2023

Mostra de Cinema para Escolas antecipa Curtas Vila do Conde 2023
67560_PrI_527347370

 

Estão fechadas as secções competitivas My Generation e Curtinhas, que vão ser apresentadas no Turma Curtas – 1ª Mostra de Cinema para Escolas, que arranca já a 16 de maio, em Vila do Conde.
Alunos e professores estão convidados a assistir, de 16 a 20 de maio, à seleção de curtas-metragens que vão competir nas secções infantojuvenis Curtinhas e My Generation do 31.º Curtas Vila do Conde. O programa da 1.ª edição do Turma Curtas vai dar a conhecer mais de 30 curtas-metragens em quatro sessões diárias exclusivas para escolas, a decorrer no Teatro Municipal de Vila do Conde, em vários horários: 09h45; 11h00; 14h45; 16:15.

O Curtinhas é um minifestival dentro do Curtas Vila do Conde – que surge como prolongamento do programa ANIMAR, promovido anualmente pela Solar – Galeria de Arte Cinemática e pelo Serviço Educativo da Curtas CRL – pensado para o público infantojuvenil e famílias. Consiste num programa, para além da competição de filmes, com sessões para maiores de três, seis e dez anos idade, um espaço infantil e várias oficinas.

O My Generation é outro pequeno festival, com uma certa autonomia dentro do Curtas, dado que é programado por jovens adolescentes e se destina a novos públicos. Resulta de um trabalho em parceria com quatro escolas secundárias da região e com a ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design / Politécnico do Porto, sediada em Vila do Conde.

A metodologia de seleção é análoga à das demais competições, mas os membros da respetiva comissão são escolhidos entre alunos das escolas secundárias e da universidade. A seu cargo ficam também vários aspetos organizativos, como o do design gráfico, seleção dos filmes ou elaboração de textos e sinopses. Os cartazes My Generation realizados pelos estudantes da licenciatura em Design Gráfico da ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design são apresentados em exposição durante o Turma Curtas, no Teatro Municipal.

A sessão de encerramento do Turma Curtas é no dia, com a exibição dos filmes realizados no âmbito das oficinas de cinema promovidas pelo Serviço Educativo nas escolas da região. Um segundo momento de apresentação das secções decorrerá durante o 31.º Curtas Vila do Conde, que decorre entre 08 e16 de julho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter