“Sempre, histórias de liberdade “ vão estar em exposição na Casa Antero de Quental, a partir de sábado.
Depois do espetáculo apresentado a 1 de Maio, a história estende-se agora a uma exposição e também a um livro e a uma cassete, um conjunto de registos da memória e do processo em torno dos relatos e arquivos recolhidos junto da comunidade vilacondense. A liberdade trabalhada também enquanto objeto artístico, uma reflexão e uma celebração dos valores de Abril.
As imagens do 1.º de Maio de 1974 em Vila do Conde mostram a afluência massiva da população à celebração da liberdade democrática, neste que constitui o primeiro momento de manifestação pública e livre, poucos dias depois da revolução.
A exposição que é apresentada agora na Casa Antero de Quental é uma tentativa de materialização daquilo que foi o espetáculo multidisciplinar, bem como do processo de criação em contexto de residência artística, transferindo para o espaço alguns dos elementos e momentos-chave deste projeto, a par dos arquivos e documentos que foram reunidos junto dos vilacondenses.
A iniciativa é da Noites Claras Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
A mostra é inaugurada às 17h.
No dia 09 de novembro é lançado o livro, também na Casa de Antero, às 18h e às 21h é apresentada a cassete, na Loja 16, no Mercado Municipal.