Modelo Supertabi motivou visita de comitiva da Madeira ao município da Maia

Foto: ©A. Santos

A Câmara Municipal da Maia recebeu esta segunda-feira, dia 27, uma comitiva da Direção Regional de Educação da Madeira, liderada pelo seu diretor, Marco Gomes, que aproveitou para visitar duas escolas do concelho.

Num quadro de partilha de experiências e conhecimentos, e no âmbito do desenvolvimento da transição digital aplicada à Educação, esta comitiva veio conhecer no terreno o modelo Supertabi desenvolvido pelo município da Maia.

A vereadora da Educação recebeu a comitiva e acompanhou-a nas visitas às escolas Centro Escolar Vermoim/Gueifães e EBS de Pedrouços. Emília Santos recorda que o Supertabi é aplicado em turmas desde o pré-escolar ao 1º ciclo, desenvolvendo um método de aprendizagem explorativo, em vez do tradicional método expositivo, cujo foco está situado no aluno. Um modelo que recorre a tecnologia (como dispositivos móveis), a par dos livros tradicionais, e que se desenvolve na sala de aula em grupos de trabalho e pode estender-se a qualquer lugar.

O modelo Supertabi está a ser implementado há sete anos no município da Maia e, tendo começado apenas com sete turmas, encontra-se numa fase de generalização em todos os agrupamentos, que será o objetivo final. De acordo com Emília Santos, pretende-se também avançar para a implementação a partir do 5º ano e daí por diante nos restantes níveis de escolaridade.
Por seu lado, a Madeira começou a implementar há alguns anos um modelo semelhante, também mediado por tecnologia, porém, começou nos níveis superiores, do 5º ao 12º ano.

Agora, referiu Marco Gomes ao Notícias Primeira Mão, o interesse da Direção Regional de Educação da Madeira é observar como decorre o modelo aplicado na Maia, com intenção de o replicar no Funchal nos alunos de mais tenra idade. “É importante trocarmos experiências no processo de aprendizagem, pois temos conhecimento desta experiência da Maia no 1º ciclo, já que a nossa opção foi começar a partir do 2º ciclo. Queremos perceber também de que modo foi feita essa experiência aqui no início da escolaridade, tendo em conta que é uma experiência que já foi testada”.

Quer Emília Santos quer Marco Gomes sublinharam que ambos os modelos aplicados têm tido avaliações muito positivas.
A vereadora da Educação da Câmara da Maia avançou ao Notícias Primeira Mão que o município prepara-se para, ainda este ano, firmar um protocolo com Oeiras, na Área Metropolitana de Lisboa, e Funchal, na Madeira, no sentido de “cruzar experiências neste campo e afirmar a aplicação destas novas metodologias de aprendizagem”.

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