Do Fórum da Mobilidade realizado esta manhã, na Maia, destaca-se a apresentação do Transporte Público a Pedido, o novo serviço Mobus, que garante um transporte mais flexível em todo o concelho, especialmente em locais com menor oferta de transportes públicos regulares.
Esta apresentação integra-se na Semana Europeia da Mobilidade 2022. Neste Fórum foi apresentado publicamente o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia, de que faz parte o novo transporte flexível na Maia – Mobus Maia.
Numa abordagem socialmente inclusiva, o novo serviço de transporte a pedido, por marcação oferece uma resposta flexível e ajustada às necessidades das zonas de menor densidade populacional, servindo sobretudo uma população mais envelhecida que, com frequência precisa de se deslocar a consultas médicas ou a serviços públicos.
O serviço tem vindo a funcionar já em fase de teste, mas hoje deu-se o lançamento oficial, já com todas as condições reunidas para o funcionamento e com todos os pontos aglomeradores (que fazem a ligação com os transportes públicos regulares) e de recolha (pontos exclusivos do Mobus Maia) devidamente identificados.
O serviço, que usa veículo com um máximo de nove lugares, de acordo com as solicitações, está disponível nos dias úteis entre as 10h00-12h00 e as 14h30-17h00, sendo que as reservas devem ser efetuadas até às 17h00 do dia útil anterior ao dia pretendido para a viagem. As reservas efetuadas após as 17h00 ficam sujeitas a integração nas viagens já programadas.
O novo serviço de transporte a pedido pode ser reservado online, na plataforma mobus.pt, ou através de uma chamada telefónica pelo nº 227 667 046, sendo que cada viagem tem o preço fixo de 2,00 €.