Missão “Sorrisos de Esperança – SOS Ucrânia” está em Varsóvia

Foto CMM

 

Enfim, Varsóvia. A Missão “Sorrisos de Esperança – SOS Ucrânia” chegou na madrugada de ontem à capital da Polónia e a equipa que partiu da Maia na sexta-feira encontra-se a completar a sua missão humanitária. A previsão é que já esta tarde o autocarro com refugiados ucranianos parta em direção a Portugal e à Cidade da Maia.

“Quem visse os rostos sorridentes e descansados dos membros da equipa, esta manhã, não acreditaria que tivessem chegado ao hotel um pouco antes das 03h30 da madrugada (hora local), após terem feito 1600 km seguidos desde os arredores de Paris”, refere o diário da equipa maiata publicado ontem à noite na página de Facebook oficial da Câmara Municipal da Maia.

Foi tempo apenas de dormir algumas horas e tomar um banho reparador e já a equipa começava o trabalho no local escolhido como ponto de encontro com as famílias ucranianas que virão para a Maia.

“Estabeleceu-se a base no estacionamento do Centro de Acolhimento de Refugiados montado no Global Expo – um espaço de exposições empresariais, com as viaturas do Município e o autocarro da Maia Transportes estacionadas a par, devidamente identificadas. E não foi preciso esperar muito até chegarem as primeiras pessoas e, então, viver-se o primeiro grande momento desta missão, em que toda a equipa sentiu que o muito trabalho e cansaço foi compensado pela emoção do acolhimento fraterno a todas aquelas pessoas”, conta ainda o relato diário.

 

Já esta terça-feira, o autocarro estará com uma das viaturas do Município no mesmo local, para se fazer o embarque definitivo; a outra partirá, ao nascer do sol, rumo a Korscowa, para acompanhar a chegada do camião TIR. Correndo tudo como planeado, a comitiva iniciará viagem para Portugal da parte da tarde, com “um autocarro cheio de esperança”, rumo à Maia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter