Vila do Conde assinou um novo contrato-programa com a Santa Casa da Misericórdia que prevê a construção de 450 habitações, em diversas freguesias, a preços acessíveis no concelho.
Esta iniciativa surge como resposta às crescentes dificuldades de acesso à habitação, enfrentadas por famílias que, não sendo elegíveis para programas de apoio social, encontram constrangimentos no mercado habitacional atual.
Os novos fogos destinam-se ao arrendamento ou à aquisição e contemplam tipologias entre T0 e T3, estando distribuídos por várias freguesias do concelho, segundo a autarquia para promover a descentralização da oferta habitacional e o equilíbrio territorial.
As próximas construções consistem em 155 fogos (109 + 46) em Vilar do Pinheiro; 55 em Árvore; 70 em Macieira da Maia; 90 fogos em Fajozes e 80 em Guilhabreu.
Os valores máximos definidos para venda e arrendamento “garantem preços significativamente abaixo do mercado, situando-se em aproximadamente metade dos valores atualmente praticados em Vila do Conde, esclarece a Câmara Municipal.
No âmbito do contrato-programa agora assinado, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde assegura a cedência dos terrenos e a construção das habitações, enquanto a Câmara Municipal se responsabiliza pelas obras de urbanização e arranjos exteriores, bem como pelo licenciamento e pela articulação técnica necessária à viabilização dos projetos.
Esta nova medida de habitação a custos acessíveis vem complementar as políticas municipais já em curso no âmbito da Estratégia Local de Habitação, que prevê a construção de mais de 650 fogos ao abrigo do Programa 1.º Direito, assim como o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional.
