A Quinta dos Cónegos foi o local escolhido pelo autarca da Maia, Silva Tiago, para manter um almoço de trabalho com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Em cima da mesa esteve o tema do sub-financiamento da descentralização de competências para os municípios e o recurso a Fundos do PRR para financiar alguns projetos cruciais para a Maia, como a construção de três novos equipamentos de saúde, recentemente protocolados com a Administração Regional de Saúde do Norte, bem como a construção do Centro de Investigação para a Saúde Humana e Animal, projeto da Universidade do Porto, que se irá concretizar em Moreira da Maia, num terreno de 40.000 m2 cedido pela Câmara.
No que respeita a estes novos equipamentos, Ana Abrunhosa reconheceu que são estruturas importantes para o município e, no caso concreto do Centro de Investigação, para todo o país, tendo deixado por isso o compromisso de defender a sua inclusão nos projetos a financiar pelos Fundos Europeus.
No final do encontro Silva Tiago lembrou que sempre defendeu “a via negocial” e que “todos queremos a descentralização de competências, sem desequilíbrios para os municípios”.
