O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, presidiu hoje à cerimónia de inauguração da nova sede da Associação BIOPOLIS, instalada na requalificada Quinta do Crasto, em Vairão, onde estiram também presentes a ministra do Ambiente e da Ação Climática, Maria da Graça Carvalho, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o reitor da Universidade do Porto e o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, entre outros intervenientes e convidados.
Este momento assinalou um passo significativo para a investigação científica nacional, consolidando o BIOPOLIS como um centro de referência na biodiversidade e sustentabilidade.
O BIOPOLIS conta com um orçamento de 86 milhões de euros para os próximos sete anos, resultante de fundos comunitários e nacionais, bem como do financiamento de empresas e instituições parceiras. Este montante inclui os cerca de nove milhões de euros investidos na requalificação da antiga Quinta de Crasto, agora sede do centro de investigação.
O centro, que resulta de uma parceria entre o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier (França) e a Porto Business School, tem como missão a ligação entre ciência, sociedade e setor empresarial, promovendo soluções sustentáveis para o futuro.
A nova sede da Associação BIOPOLIS posiciona também Vila do Conde como um polo estratégico para a inovação científica e sustentabilidade, consolidando o seu papel na investigação global da biodiversidade e dos ecossistemas.