Maria José Tavares chegou, na quarta-feira, aos 100 anos de vida. A data, como não podia deixar de ser, reuniu a família e alguns amigos para um jantar comemorativo, numa unidade hoteleira do concelho da Maia.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, quis dar os parabéns à senhora pela idade alcançada e pela qualidade com que vive o seu quotidiano.
Nascida e criada na Quinta do Mosteiro, na freguesia de Moreira, Maria José teve uma educação austera, severa e rigorosa, era modista de alta costura.
Agora não costura, mas ainda gosta de se sentar em frente a sua máquina para uns pequenos trabalhos, como aventais ou coser umas baínhas.
Com uma pequena exceção para a audição, Maria José Tavares é uma senhora completamente autónoma e ainda vive sozinha. Todos os dias vai jantar a casa da filha, que vive a 500 metros, fazendo o percurso a pé.
De acordo com as filhas, Maria José é uma pessoa que está sempre em atividade e esse, acreditam, “é o segredo da sua longevidade, o facto de estar sempre muito ativa”.
A família de Maria José Tavares é constituída por duas filhas, três netos e dois bisnetos.