Mais uma munícipe a celebrar 100 anos: Maria Helena no Castelo da Maia

Foto CM Maia

A Capela do Senhor da Agonia, no lugar de Ferreiró, na freguesia do Castelo da Maia, foi pequena para acolher todos os que quiseram participar na eucaristia de Ação de Graças pelos 100 anos de Maria Helena Campos.

A Câmara Municipal da Maia juntou-se ao momento de festa. A edilidade fez-se representar pela vice-presidente, Emília Santos, que deu os parabéns à aniversariante e lhe entregou um ramo de flores.

O local escolhido para assinalar a data memorável foi a casa da idosa, local onde sempre viveu com o marido e viu crescer a família. Foi o palco para um almoço convívio, que reuniu a família.

A roupa foi escolhida por Maria Helena. De manhã, acordou bem disposta e esperou que a neta Isabel Coelho a fosse ajudar, tal como acontece todos os dias, para arranjar o cabelo. Ainda faz a cama sozinha e anda, embora com algumas dificuldades. Por isso, a deslocação para a Capela foi feita em cadeira de rodas. No caminho, ao passar pela Escola Básica de Ferreiró, foi surpreendia pelos alunos que lhe cantaram os parabéns.

Maria Helena Campos é natural de Vairão, concelho de Vila do Conde. Cresceu no convento porque a mãe era costureira na instituição. Aos 23 anos foi viver sozinha e foi quando conheceu o homem com quem casou, natural de Cidadelha e acabou por se mudar para a Maia.

Maria Helena Campos teve três filhos e desses nasceram quatro netos, seis bisnetos e três tetranetos. O companheiro partiu há 31 anos.

Maria Helena celebrou esta quarta feira 100 anos, mas a meta é chegar aos 104, tal como aconteceu com a mãe.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter