Mais de 30 milhões de testes feitos em Portugal desde o início da pandemia

Mais de 30 milhões de testes feitos em Portugal desde o início da pandemia
centro de testagem

Na última sexta-feira, dia 14, Portugal alcançou os 30.074.386 milhões de testes à covid-19, feitos desde o início da pandemia. Como adianta o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em comunicado divulgado esta segunda-feira, foram feitos aproximadamente 17,7 milhões de testes PCR e perto de 12,4 milhões de testes rápidos de antigénio de uso profissional (não inclui os autotestes).

Só entre 1 e 14 de janeiro foram realizados “perto de 3,3 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária de mais de 233 mil testes”. Até agora, dezembro foi o mês em que foram feitos mais testes: “mais de 5,4 milhões”, “o que corresponde a uma média diária superior a 174 mil testes”. Como lembra o INSA, “no dia 30 de dezembro, foi mesmo atingido um novo máximo de testagem diária, com 402.756 testes realizados”.

Cada pessoa tem direito a fazer, sem custos, quatro testes rápidos de antigénio de uso profissional, por mês, nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime. A medida “abrange toda a população” e “pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia”. Segundo o INSA, vigora até pelo menos 31 de janeiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter