Gastão Elias juntou-se esta quinta-feira ao compatriota Nuno Borges nos quartos de final do quadro principal de singulares do Oeiras Open, o primeiro de dois torneios consecutivos do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organiza no Complexo de Ténis do Jamor com o apoio da Câmara Municipal.
No palco onde há um ano alcançou duas finais, das quais venceu uma, o tenista português (198.º classificado no ranking ATP) levou a melhor sobre o italiano Andrea Vavassori (259.º) por 6-4, 4-6 e 7-6(6), naquele que foi um dos encontros mais emocionantes do torneio até ao momento.
O duelo contou com uma pequena interrupção por causa da chuva (que atrapalhou o domínio do português) e nota artística de ambos os jogadores, que só no tie-break decisivo foram separados e com desfecho favorável a Gastão Elias.
Os quartos de final no Oeiras Open 1 (torneio no qual foi finalista em 2021) serão os primeiros do jogador da Lourinhã desde dezembro, na Maia, e o adversário que o separa das meias-finais é o checo Vit Kopriva, sétimo cabeça de série e responsável pelo afastamento do italiano Luciano Darderi, com os parciais de 6-3 e 6-2.
“Foi uma vitória importante. Duas vitórias consecutivas é bom para a minha confiança e foi bom ter ultrapassado este duro obstáculo. Foi um encontro tenso e divertido, desfrutei bastante. Há algum tempo que não tinha um 7-6 no terceiro set, ainda para mais a jogar em casa, com o público, no Court Central do Jamor. E é sempre bom terminar o encontro com tão bons pontos, é bom para a confiança”, resumiu o número três nacional depois de igualar a prestação do compatriota Nuno Borges — que venceu na véspera.