Maia vai ter um Parque Metropolitano: programa estratégico já foi aprovado

Foto J Gomes

A Câmara Municipal da Maia aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária do executivo, esta semana, o Programa Estratégico do Parque Metropolitano da Maia. Esta nova cidade a ser desenhada na Maia poderá incluir a futura Academia do FC Porto.

O Parque, nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro Fins com uma área total de 376 hectares, dos quais 70 são propriedade da autarquia, tem como principal objetivo programático desenvolver um grande parque metropolitano, correspondendo aos objetivos estratégicos assumidos pelo município desde há longa data.

O referido parque deverá integrar uma série de valências a começar por um Laboratório Agro-Florestal, com cerca de 27 hectares, e com possibilidade de ampliação para poente (na direção do Vale da Devesa), para cerca dos 35/40 hectares, localizado na cabeceira do “Vale de Taim-Friães”.

Além disso, o plano prevê um campus tecnológico e de investigação aplicada, no modelo “zona empresarial responsável”, com cerca de 30 hectares, localizado a norte, contíguo à zona urbanizada, de uso predominantemente empresarial, ao longo da Via Diagonal/Rua Central de Friães.

Define, também, uma zona urbana multifuncional, onde a área residencial deverá predominar, mas com uma forte componente social, nomeadamente residência sénior e inter-geracional, com cerca de 25 hectares, localizada a sudoeste, contígua à zona urbanizada do Lugar do Carvalho.

Neste programa surgem projetadas duas zonas desportivas para a prática de desporto de formação, que se prevê para o limite sul da Zona Empresarial Responsável e a A3, o prolongamento do limite nascente do laboratório agro-florestal e o limite norte da área florestal do parque metropolitano multifuncional. Deverá ser nesta vertente, que se poderá incluir a Academia de Formação do FC do Porto.

A Câmara da Maia dispõe assim de um documento estratégico enquadrando todas as ações setoriais do Parque Metropolitano da Maia, com a definição clara dos limites e funcionalidades de um grande parque metropolitano, com 338,59 hectares.

O Programa Estratégico vai ser enquadrado na proposta de 2.ª revisão ao Plano Diretor Municipal, em curso, de acordo com o sistema de execução previsto no PDM, a promover pelo município e/ou privados.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, o resultado final do documento agora aprovado “foi além da ideia inicial e representa um importante instrumento orientador no planeamento e ordenamento do território daquela área do concelho. É um programa estratégico que configura uma série de intenções de ordenamento, é um pensamento que permite definir um rumo de sustentabilidade global (social, económica e ambiental) para uma parcela muito importante do território da Maia”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter