Maia recebeu delegação do Brasil no âmbito do Programa “Inova Juntos”

Foto_CM Maia

O município da Maia recebeu esta quarta-feira, dia 23, uma delegação do Brasil, composta por 20 elementos, entre os quais dois prefeitos (equivalente em Portugal a presidente de Câmara) e três vereadores. O grupo, que faz parte do Projeto “Inova Juntos”, foi recebido pela vereadora com o pelouro do Ambiente, Marta Peneda, na Sala D. Pedro IV.

O município da Maia integra o Projeto “Inova Juntos”, que se traduz numa Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade estabelecida entre Portugal e o Brasil. O Projeto tem vindo a assumir um particular significado na partilha de experiências e vivências nos dois países.

No contexto da implementação do Projeto, a delegação brasileira esteve na Maia para que os elementos da delegação possam experienciar, in loco, os projetos em curso no concelho da Maia com maior relevância na área temática alvo de cooperação.

O grupo fez uma visita guiada à Torre Lidador e subiu ao 20.º andar para apreciar a vista panorâmica e terminou a manhã no Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta. A tarde foi em contacto com a gestão de resíduos na empresa municipal Maiambiente.

O dia foi ainda ocupado com sessões de trabalho, à semelhança do que já aconteceu em Brasília, recorda a vereadora Marta Peneda. “A par desta parte informal há um trabalho árduo, que envolve muita discussão, análise e, depois, conclusões que consubstanciam aquilo que é, de facto, um programa de cooperação triangular”, sublinha Marta Peneda.

De acordo com o prefeito de Santarém do Pará, Nélio Aguiar, esta cooperação é importante para conhecerem outras realidades, permitindo “conhecer mais e avançar mais no que toca à inovação e tecnologia”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter