Maia recebe visita da Assembleia do projeto OMEGA-X

Foto CM Maia

O município da Maia, numa organização conjunta com a Universidade da Maia e a EDP NEW, acolheu nestes dias 5 e 6, a 5.ª Assembleia Geral do projeto OMEGA-X.

Apoiado pelo Programa HORIZONTE EUROPA, o projeto visa a implementação de uma base de dados relacionados com consumos energéticos de equipamentos municipais designadamente a Torre Lidador e o Fórum da Maia. Através desta base, vai ser possível partilhar entre diferentes atores territoriais a utilização e necessidades reais de energia.

A Maia é uma vez mais o “palco territorial” selecionado para um projeto horizonte (quarto projeto), tendo como parceiros a Universidade da Maia, a EDP NEW, a Tecnalia e a Odit-e.

Através desta participação vai ser possível identificar desafios e constrangimentos técnicos – organizacionais, (internos e externos), para uma aquisição e interoperabilidade de dados eficaz e eficiente, bem como a promoção de possíveis soluções ou medidas de “mitigação” focados no tema da flexibilidade dos sistemas energéticos.

Neste contexto, estão a ser usados dados de produção e de consumo de energia de instalações do município, assim como dados ambientais, associados ao desempenho de equipamentos de produção, tais como temperatura e radiação solar.

O encontro, que contou com a presença do vereador responsável pela transformação digital da cidade, Hernâni Ribeiro, para além da apresentação do ponto de situação do projeto incluiu visitas in loco a infraestruturas e equipamentos que integram o piloto de demonstração.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter