Maia recebe 1º Colóquio de Fotografia

Colóquio de Fotografia

Nos dias 26 e 27 de maio, o 1º Colóquio de Fotografia da Maia reunirá especialistas e convidados no Fórum da Maia. A autarquia e a associação Dez Quinze promovem a iniciativa.

 

Desta coprodução entre as duas entidades – que conta desde logo com o apoio do Instituto de Produção Cultural e Imagem do Porto – resulta a pretensão de agitar os participantes numa reflexão sobre o fenómeno da fotografia, consagrando também algum tempo para a experimentação ao longo dos dois dias do evento.

«Workshops, convidados/especialistas, debates e apresentações de livros da especialidade compõem o positivo ramalhete fotográfico da iniciativa que decorrerá no Fórum da Maia», anuncia a organização.

Assim, no primeiro dia, 26 de Maio, o tempo será inteiramente dedicado a um workshop de fotografia, orientado pelo Instituto de Produção Cultural e Imagem do Porto, destinado à comunidade escolar da Maia, no período da manhã, entre as 09h30 e as 12h30.

Em plano sequencial, mas tendo como destinatário o público em geral (jovens adultos e adultos), na manhã do dia seguinte, 27 de Maio, entre as 10h00 e as 13h00, terá lugar uma outra sessão do workshop de fotografia, também com com o desafio temático “Fotografia de rua”.

No período subsequente, entre as 14h00 e as 15h30, o mote temático será o das apresentações de projetos fotográficos, dito no plural face à presença de dois especialistas em palco com conteúdos e abordagens diferentes.

O primeiro, Rui Luís, irá explicitar aos presentes em que consiste o projeto de sua autoria “Ideias no escuro”.

Por seu turno, Carlos Lobo, que é fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia, apresentará o projeto: “I Would Run This Way Forever and Over Again”, um título que possui uma vontade determinada e que se converteu em suporte de livro de fotografia e que o autor, entre outras coisas, classifica como um “poema delicado…” de carácter pessoal, que versa de forma imagética a vida familiar, a juventude, a beleza e a ternura. Diferentes tópicos reunidos que vão ser dados a conhecer ao público.

Depois das 15h30, haverá as apresentações de duas profissionais: Pauliana Valente Pimentel e Luísa Ferreira. As apresentações contam com projeções de imagens das autoras.

Pelas 17h00 (com final previsto para as 19h00), terá lugar o debate geral sob o signo temático: “Fotografia: o poder da imagem na era digital” cuja moderação estará a cargo de Manuela Matos Monteiro (Diretora das Galerias Mira, Porto) e que terá como intervenientes os convidados: Carlos Lobo, Luísa Ferreira, Pauliana Valente Pimentel e Rui Pedro Luís.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter