A Orquestra Clássica da Maia, com a participação do Ensemble Vocal Notas Soltas, apresenta-se amanhã, 1 de abril, pelas 21h30, no Mosteiro de Moreira da Maia, para um concerto de Páscoa, em tributo ao Maestro Manuel Ivo Cruz.
A Orquestra Clássica da Maia, sob a direção artística do Maestro Pedro Sousa, vai interpretar uma das obras-primas da música clássica e de Mozart, o Requiem, K. 626, em ré menor.
O concerto vai ter como solistas, Catarina Vita (Soprano), Joana Valente (Mezzo Soprano), João Miguel Gonçalves (Tenor) e Rui Silva (Baixo/Barítono).
A Orquestra Clássica da Maia é um projeto da Fundação do Conservatório de Música da Maia que concretiza um anseio antigo que esteve na génese da criação do estabelecimento de ensino artístico especializado na Música, sendo a orquestra considerada como uma consequência natural da formação nele ministrada.
O elenco integra diversos músicos profissionais com carreiras afirmadas publicamente, a par de alunos do ensino superior e do ensino secundário, dotados de comprovado talento e competência técnica e artística que têm vindo a trabalhar árdua e entusiasticamente, na sua esmagadora maioria, jovens músicos maiatos.
É de sublinhar, o facto do Maestro Manuel Ivo Cruz ter expressado em vida que gostaria que nas suas exéquias fúnebres fosse interpretada ao vivo o célebre Requiem de W. A. Mozart, uma das suas obras prediletas, vontade que não foi possível concretizar, mas que a Orquestra Clássica vai agora tornar realidade.
Maestro Manuel Ivo Cruz foi diretor pedagógico entre o ano 2000 e o ano 2005 do Conservatório de Música.