Maia Open começa no domingo e decorrerá até dia 19 com 8 portugueses de entrada direta

Foto: A. Santos

Tiago Cação, Pedro Araújo e Duarte Vale foram contemplados com ‘wild card’ para o quadro principal de singulares do Maia Open I, prova de categoria Challenger, que começa no próximo domingo, com o qualifying.

Com estes três tenistas, o número de tenistas portugueses com entrada direta ou por convite no quadro principal do primeiro de dois Maia Open sobe para oito.

Frederico Silva, Gastão Elias (regressa à competição, depois da última participação no circuito profissional, no Open dos Estados Unidos), João Domingues, Nuno Borges e Gonçalo Oliveira tiveram entrada direta.

O torneio regressa ao Complexo Municipal de Ténis da Maia entre os dias 5 e 19 de dezembro, as últimas duas semanas do calendário do ATP Challenger Tour, sendo palco de duas provas consecutivas (Maia Open I e II).

A apresentação desta competição decorreu ao final da manhã desta quinta-feira, nos paços do concelho da Maia, com a presença do presidente da Câmara, Silva Tiago, e dos vereadores do Desporto, Hernâni Ribeiro, e da Economia, Paulo Ramalho. Marcaram ainda presença o diretor do torneio, João Maio, e do presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa.

O tenista maiato, Nuno Borges, falou aos presentes através de vídeo-conferência.

O jovem tenista português encontra-se na Turquia, a participar no ATP Challenger Tour Antalya, onde esta quinta-feira de manhã derrotou o oponente turco e está já nos quartos de final em singulares.

Nuno Borges mostrou-se orgulhoso pelas suas conquistas e por ser o rosto do cartaz do Maia Open, que promete vai guardar com carinho. O tenista está agora no posto 253º no tanking ATP e admite que a sua participação nos diversos torneios em Portugal foi muito importante para o seu amadurecimento e desenvolvimento. Regressar a casa para estas duas semanas é gratificante e Nuno Borges promete “dar tudo”. O próximo objetivo será apurar-se para o Open da Austrália.

“Estamos preparados e garantimos todas as condições de segurança a quem nos visitar para assistir ao vivo ao torneio”, garantiu Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto ao Notícias Primeira Mão, ressalvando, no entanto, que, tendo em conta que “esta época de pandemia e o facto de os jogos serem transmitidos via ‘streaming’ e pela TV, poderá fazer com que as pessoas se retraiam um pouco”.

Por outro lado, continuam a existir expectativas de dinâmica da economia do concelho, desde logo, sublinha o vereador do Desporto, “com todos os tenistas que vêm aqui à Maia e à região acrescenta valor à hotelaria e restauração”.

 

Hernâni Ribeiro está convicto de que “esta dinâmica desportiva que temos no município” constitui “uma das alavancas do desenvolvimento do Turismo, restauração e hotelaria”. O vereador garante que, “todos os fins de semana, são disputados na Maia mais de 300jogos/competições das mais diversas modalidades, o que acaba por atrair ao concelho um grande número de pessoas que têm impacto na economia da região”.

 

Há ainda o fator motivacional para as crianças e jovens que entram em contacto com os atletas deste nível, como é o caso dos participantes neste tipo de eventos como o Maia Open. Não esquecendo a divulgação que constitui o evento desportivo de duas semanas a mostrar a Maia ao mundo, através das transmissões televisivas e online.

Vasco Costa, presidente da FPT, afirmou que estão “garantidas todas as condições para duas semanas de grande nível tenístico na Maia”. O torneio terá ao dispor uma equipa internacional ligada à ATP para fazer “todos os testes necessários” e “a nossa expectativa é que não sejam ultrapassados os mil espetadores e possamos ter todas as condições de segurança no complexo”.

Vasco Costa explicou ainda que todos os jogos serão transmitidos online no canal da atpchallengertour.com e haverá diretos de televisão (Sport TV) em dois jogos por dia, de quarta a domingo, nas duas semanas.

O presidente da Câmara, Silva Tiago, mostrou a vontade de agregar também a este tipo de realizações as empresas sediadas no concelho da Maia. “É preciso desassossegá-las no bom sentido, trazê-las para o apoio a estes eventos, pois isto também é responsabilidade social”, sublinhou o autarca.

Silva Tiago lembrou que a Maia tem um projeto para construir um novo complexo que congregue as componentes de Pavilhão Gimnodesportivo e Centro de Congressos/Hotel, junto ao Complexo Municipal de Ténis. O autarca adiantou que procurará avançar com esta ideia no atual mandato, “numa lógica de parceria público-privada”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter