Maia lança novo serviço de transporte a pedido na Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 deste mês

Foto Arquivo (A. Santos)

A Maia vai aderir, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade, que vai já na sua 21.ª edição e que se assinala entre os dias 16 e 22 de setembro. O tema central deste ano é “Melhores Ligações” e o slogan da campanha, “Combina e Move-te!”, sendo que vai manter-se nas futuras edições.

O objetivo é continuar a encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente.

Os cinco pilares de “Melhores ligações” são as Pessoas, Lugares, Transportes públicos, Planeamento e Políticas.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, não vão faltar atividades, entre as quais jogos interativos relacionados com a temática da mobilidade suave e neutralidade carbónica, na Praça do Município; promoção de várias campanhas e ações de sensibilização sobre mobilidade sustentável e acessibilidade para todos no município; ações para os mais pequenos, versando a segurança rodoviária – Minipolícias na Praça e Escola de Ciclismo; exposições diversas sobre a promoção da mobilidade, transportes públicos e melhores ligações; exercícios de segurança e prevenção de queda em trotinetes e bicicletas e a realização de um pedipaper, à volta da temática do Guia de Visitação do BaZe – Living Lab.

Destaque, ainda, para o lançamento de um concurso juvenil de ideias, para identificar desafios, propostas, projetos e conceitos que contribuam para uma Mobilidade mais sustentável e eficiente.

Para além das atividades dinâmicas da semana todos os anos são implementadas uma série de medidas, que adquirem carácter definitivo. A esse nível, na Maia, destaca o lançamento no seu território do Transporte público a pedido.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter