Maia galardoada com Bandeira Verde ECO XXI

Foto CM Maia Mário Santos

O município da Maia obteve, pelo décimo sexto ano consecutivo, o galardão de Município ECOXXI, tendo alcançado a pontuação total de 80%.

A vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Marta Peneda, recebeu a bandeira, na semana passada, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras. Já na última segunda feira, Marta Peneda e o presidente da Câmara, Silva Tiago, partilharam o galardão com todas as unidades da autarquia envolvidas no processo, espalhando a partilha do reconhecimento alcançado.

De acordo com Silva Tiago o prémio “reflete o trabalho desenvolvido em equipa pelos diversos serviços da autarquia e o contributo que todos dão ao projeto, com grande empenho, dedicação e esforço”.

A participação no Programa ECOXXI define “uma bateria estabilizada de indicadores de sustentabilidade local, evidenciando, ao mesmo tempo, a postura colaborativa de todas as unidades orgânicas, empresas municipais e serviços municipalizados envolvidos no projeto, constituindo-se ainda num excelente repositório das iniciativas desenvolvidas pelo município em prol do Desenvolvimento Sustentável do território concelhio”, pode ler-se na nota informativa da Câmara da Maia.

Em 2023 inscreveram-se 68 municípios dos quais 66 candidatos submeteram a sua candidatura.

Na edição de 2023, foram atribuídas 59 Bandeiras Verdes ECOXXI.

A Maia foi galardoada no âmbito dos municípios com índice ECO XXI entre os 70 e os 80%.

Os Municípios de Águeda, Braga, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Sintra e Torres Vedras foram os que obtiveram melhores pontuações, classificando-se no conjunto de municípios entre os 80 e 90% do índice ECO XXI.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter