Maia foi município anfitrião do “Fórum Cidades” da rede do Programa Horizonte Europa

Foto: A Santos

O auditório do TecMaia recebeu esta manhã de quarta-feira o “Fórum de Cidades” dinamizado pelo município da Maia. O evento teve como pano de fundo o Programa Horizonte Europa.

A Maia é uma das consideradas cidades inteligentes, no âmbito deste programa, designadamente da rede de cidades do projeto SPARCS. O Horizonte contempla ainda financiamentos a mais dois projetos – ATELIER e POCITYF.

O objetivo geral do SPARCS é demonstrar e validar soluções inovadoras para planear e implementar sistemas de energia inteligentes e integrados que transformarão as cidades em ecossistemas sustentáveis, centrados no cidadão e de carbono zero.

O Fórum de Cidades visou informar os municípios portugueses para os desafios e oportunidades que o programa 2021 – 2027 “Horizonte Europa” aporta para a inovação na governação local.

O vereador da Câmara da Maia Hernâni Ribeiro, com os pelouros da Modernização, Eficiência Administrativa e Digitalização do Território, abriu os trabalhos e garantiu que o município da Maia “continua bastante comprometido com as questões da transição energética e da transição digital e em construir na Maia, de facto, um território inteligente. Para isso vai continuar a apostar na participação no programa Horizonte”.

O autarca recordou que a Maia já integrou quatro projetos deste programa de financiamento europeu. Hernâni Ribeiro fez votos para que, em colaboração com outros municípios, “possamos criar um território sustentável, mais inteligente e, acima de tudo, mais amigo das pessoas”.

O seminário contou com a presença da ANI – Agência Nacional de Inovação, ponto de contacto nacional do Programa Horizonte Europa, com a apresentação da Rede de Cidades e Regiões Portuguesas para Neutralidade Climática e com o testemunho de Cidades com experiências concretas no âmbito do Programa Horizonte.

Em foco neste evento, estiveram as apresentações dos casos de Leipzig (Projeto SPARCS); Évora (Projeto POCITYF) e Matosinhos (Projeto ATELIER).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter