Maia entre os 15 municípios com melhor desempenho na aplicação do PRR à habitação

Matosinhos, Maia e Santo Tirso têm as rendas mais caras do distrito
Foto J Gomes

Vila Nova de Gaia entra na lista dos municípios com maior financiamento habitacional pelo PRR, enquanto Lisboa lidera em valores contratualizados e Oeiras em número de casas aprovadas.

São dados revelados pelo portal O Contador, uma iniciativa dos arquitetos Aitor Oro, Helena Roseta e Sílvia Jorge.
Segundo essa contagem, atualizada em 19 de dezembro, Lisboa mantém-se na dianteira em termos de financiamento, seguindo-se Oeiras, que lidera em número de casas, Setúbal, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Maia, Loures, Cascais, Seixal, Porto, Coimbra, Sintra, Vila Franca de Xira, Angra do Heroísmo, Loulé, Mafra, Portimão, Vila Real, Ponta Delgada e Valongo são os 15 municípios que se seguem na lista dos melhores desempenhos.

Até ao dia 19, já foram contratualizados 1,76 mil milhões de euros ao abrigo do PRR (financiados a cem por cento), com Lisboa na dianteira, com 232 milhões.

O número total revela, porém, “algum atraso” na concretização. As casas têm de ser entregues até 30 de junho de 2026.

Outro dos dados que se pode retirar da consulta ao portal O Contador diz respeito aos diferentes tipos de intervenção dos municípios para concretizar o financiamento.

Por exemplo, Setúbal está a aplicar tudo na reabilitação (de património que já é público), enquanto Vila Nova de Gaia está mais apostada na aquisição de fogos.

O retrato nacional atualizado a 19 de dezembro pelo portal revela que, das 59.337 casas candidatadas (26.007 ao PRR e as restantes 33.330 a financiamento através do Orçamento de Estado, até 2030), quase dois terços usarão o dinheiro exclusivamente para reabilitação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter