Maia é única cidade portuguesa num consórcio europeu apoiado pelo Programa Horizonte

Foto de Arquivo (A. Santos)

A Câmara Municipal da Maia e a empresa municipal Espaço Municipal participaram na reunião de início do projeto Europeu EHHUR: Eyes Hearts Hands and Urban Revolution, que decorreu em Génova, Itália.

O EHHUR faz parte do leque restrito de seis projetos a nível europeu que foram aprovados no âmbito das designadas “Missões da União Europeia”, apoiadas pelo Programa Horizonte Europa e que constituem uma forma de apoio a soluções concretas de resposta aos maiores desafios que atualmente enfrentamos.

No caso especifico do EHHUR, a sua aprovação decorre do lançamento de um repto para a implantação de “cidades demonstradoras”, no âmbito da iniciativa New European Bauhaus (NEB), que visa implementar o novo Pacto Ecológico Europeu (também designado por Green Deal), no que alude à forma como vivemos o ambiente construído (materiais, produtos, edifícios, espaços públicos, infraestruturas, redes de serviços).

A importância deste projeto foi inclusive salientada pela Comissária Europeia da Inovação e Investigação, Mariya Gabriel, na última edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades.

Este primeiro encontro teve como princípio alinhar todo o consórcio, um total de 33 parceiros e cinco entidades afiliadas, para cada pacote de trabalho, ao longo dos três anos de implementação.

Para além da Maia, única cidade portuguesa do consórcio, o EHHUR vai apoiar mais seis cidades- farol no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a neutralidade carbónica e resiliência às alterações climáticas: Høje Taastrup (Dinamarca), Kozani (Grécia), Zoersel (Bélgica), Izmir (Turquia), Osijek (Croácia) e Nepi (Itália).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter