Maia e Matosinhos no TOP3 da AMP do rendimento anual por pessoa

 

Oeiras, Lisboa e Cascais têm rendimentos anuais por pessoa singular maiores que a mediana nacional. Na Área Metropolitana do Porto, Maia está no 2º lugar e Matosinhos em 3º. O rendimento em 2019 aumentou a nível nacional.

O rendimento anual bruto mediano declarado em Portugal foi de 9.539 euros em 2019, mais 4,5% que no ano anterior. Este foi um ano em que a pandemia não tinha ainda chegado a Portugal, podendo os valores de 2020 mudar. O próprio INE alerta para “o impacto económico da crise pandémica, particularmente desfavorável para a fileira do turismo, e a forte concentração territorial desta atividade, antecipam efeitos fortemente assimétricos dentro e entre as economias locais e, consequentemente, nos rendimentos das famílias que delas dependem”.

É que o INE realça existir um padrão nos municípios com maior procura turística, que registam um nível de rendimento e da assimetria da sua distribuição menor do que a verificada no país.

Mas, com base no IRS liquidado em 2019, o INE conclui que “todos os municípios acompanharam esta tendência de crescimento, mas apenas um quinto apresentou valores medianos superiores ao verificado no país: os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), 19 municípios no Centro, 13 no Alentejo, 7 no Norte, 4 na Região Autónoma dos Açores, 3 na Região Autónoma da Madeira e apenas Faro no Algarve”.

Os valores declarados mais elevados foram registados em Oeiras – 14.009 euros -, Lisboa – 12.898 euros – e Cascais – 11.859 euros. 

Na área metropolitana de Lisboa todos os 18 municípios “apresentaram valores medianos superiores a 10 mil euros”.

Na área metropolitana do Porto, os valores mais elevados foram vistos no Porto (11.181 euros), Maia (10.725 euros) e Matosinhos (10.371 euros).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter