Maia dá atenção a cuidadores informais com Programa “Maia Cuida+”

Começou no passado dia 27 de setembro, na Junta de Freguesia de Nogueira Silva Escura, o ciclo de sessões de esclarecimento dedicado ao Estatuto do Cuidador informal, da responsabilidade da Câmara Municipal da Maia, em parceria com o Instituto de Segurança Social e com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho.

Este Ciclo de sessões pretende identificar e orientar os cuidadores existentes em cada freguesia.

Ao mesmo tempo, o município quer aproveitar «a oportunidade para dar a conhecer o projeto que, a curto prazo, proporcionará uma resposta de excelência nesta matéria, o projeto Maia Cuida+», refere a autarquia em nota informativa.

De participação gratuita e aberto a todos os interessados, este ciclo conta com a participação das técnicas Ana Gonçalves e Julieta Bento, do Instituto de Segurança Social da Maia.

Projeto “Maia Cuida+” – em que consiste

«Plano integrado social e de saúde dirigido aos Cuidadores Informais e às Pessoas Cuidadas, assente numa visão holística, desenvolvido pelo Município em parceria com o  ACES/Maia Valongo, Centro Hospitalar e Universitário de S. João e Conselho Local Ação Social – Maia»

Objetivos:

«Proporcionar apoio sustentado e multidisciplinar aos Cuidadores Informais na prestação dos cuidados, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Cuidadores e das Pessoas Cuidadas, diminuindo ou prevenindo os internamentos por motivo social;

Promover a literacia em saúde e a monitorização de tratamento terapêutico;

Criar as condições essenciais para um diagnóstico de saúde da população em situação de dependência, não institucionalizada.»

As sessões já passaram pelas Freguesias de Nogueira Silva Escura (dia 27 de setembro), Pedrouços (dia 4 de outubro), sendo que ainda decorrerão:

11 de outubro, 14h30 – Junta de Freguesia de Milheirós;

13 de outubro, 14h30 – Junta de Freguesia do Castêlo da Maia;

18 de outubro, 14h30 – Junta de Freguesia de Moreira da Maia (local da sessão) e Junta Freguesia Vila Nova Telha;

25 outubro, 14h30 – Junta de Freguesia da Cidade da Maia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter