Maia atinge 100 kg por habitante (por ano) de recolha de resíduos recicláveis

Foto de Arquivo de CM Maia

Há um novo número recorde nas metas da reciclagem no concelho da Maia, com a Maiambiente a anunciar que o município atingiu, em janeiro, o patamar dos 100 kg (por habitante e por ano) de resíduos de embalagens/plástico, papel/cartão, vidro e metais recolhidos seletivamente.

E o alcance é tão importante quanto o facto de ser a primeira vez que, em Portugal, um município regista este indicador e assim fica posicionado ao nível dos índices das melhores cidades da Europa.

“Estes dados demonstram a virtude do modelo de recolha seletiva porta-a-porta, implementado na Maia, comprovando ser esta metodologia que melhor permitirá alcançar as metas nacionais, até 2030. Todos aqueles resíduos são enviados para reciclagem, regressando à cadeia produtiva enquanto matéria-prima para a elaboração de outros produtos, num verdadeiro exemplo de economia circular”, refere uma nota informativa da Maiambiente desta quinta-feira.

A estratégia na gestão de resíduos urbanos, implementada ao longo dos últimos 25 anos, tem contribuído “de forma determinante” para o percurso do município maiato rumo à “sustentabilidade integral”.

Para assinalar esta conquista, a Maiambiente – empresa municipal de recolha de resíduos urbanos da Maia – lança, esta sexta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, uma campanha de agradecimento a todos os envolvidos neste processo, nomeadamente, maiatos, colaboradores da empresa e parceiros.

A campanha vai estar espalhada um pouco por todo o concelho, com a disponibilização da mensagem “Conseguimos! Parabéns e Obrigado” em diversas plataformas na rua, nos seus veículos e em meios de comunicação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter