Hoje, na cidade de Mechelen (Bélgica), durante a cerimónia de encerramento da Capital Europeia do Voluntariado 2025, o município da Maia recebe, formalmente, o título para o ano de 2026. A nomeação representa um novo marco para o concelho, que sucede às cidades de Mechelen e Trento (2024), e que conquista esta distinção apenas um ano depois de ter sido Capital Portuguesa do Voluntariado.
O Júri Europeu destacou o trabalho consistente e inovador desenvolvido pela Maia, reconhecendo o município como um exemplo inspirador de como o voluntariado pode promover a inclusão, a diversidade e a participação cívica, em plena sintonia com os valores europeus de coesão, sustentabilidade e progresso social.
O projeto da Maia para 2026 assenta na visão de que o voluntariado é um bem comum: um recurso estratégico para o futuro e um pilar essencial de comunidades mais humanas, participativas e resilientes. “O município reafirma a sua disponibilidade para trabalhar em estreita colaboração com todas as cidades europeias que acreditam que o voluntariado é mais do que um gesto solidário — é uma força ativa de mudança”, pode ler-se na nota informativa da autarquia.
Com esta distinção, a Maia afirma-se como “orgulho nacional no panorama europeu”, reforçando o seu compromisso em promover o voluntariado como um instrumento de confiança, proximidade e diálogo, fundamentais para a saúde democrática e para o bem-estar das comunidades.
