Maia assinalou Dia Internacional da Proteção Civil

foto CMM

Na Maia assinalou-se esta terça-feira, dia 1, o Dia da Proteção Civil, ainda sob o desígnio de Maia Cidade Resiliente, reconhecimento atribuído pela ONU em 2019.

A 1 de março, assinala-se em todo o Mundo o Dia Internacional da Proteção Civil, uma data fixada pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Neste dia, as autoridades nacionais, regionais e locais, convergem no propósito comum de sensibilizar as populações para a importância de conhecer o trabalho dos agentes de proteção civil e, fundamentalmente, de que forma os cidadãos devem agir e colaborar com eles.

É de sublinhar que, a 17 de outubro de 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o Município da Maia como Cidade Resiliente, pertencendo desde essa data à Rede mundial das Cidades Resilientes.

Numa declaração pública, proferida esta terça-feira, expressamente com a finalidade de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, afirmou: “A atribuição, pela ONU, deste galardão é, certamente, o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo município nesta matéria”.

A distinção, frisa Silva Tiago significa, “igualmente, o reconhecimento dos valerosos agentes de proteção civil que quotidianamente se mantêm ao serviço da comunidade concelhia, garantindo a sua prontidão nos diversos pontos do território onde estão instalados. Neste dia que lhes é especialmente dedicado, quero prestar tributo público às mulheres e homens, profissionais e voluntários, que corporizam todas as entidades públicas e privadas que constituem agentes de proteção civil na Maia, desde a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Moreira – Maia, Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa – delegação da Maia e ainda como entidade com dever de cooperação o K9H-CIOPS – Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro que é uma Organização de Voluntariado em Proteção Civil”.

O autarca considera que este galardão Cidade Resiliente, sendo uma honra para a Maia e “motivo de orgulho para todos esses agentes de proteção civil é, simultaneamente, uma responsabilidade acrescida para todos quantos exercem a nobre missão que representa esse serviço ao bem-comum.”

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter