Maia alia comemorações do Dia da Criança ao Ambiente

Foto Arquivo_Foto ASantos

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, a Câmara Municipal da Maia vai desenvolver um conjunto de iniciativas, que vão decorrer na Quinta da Gruta, no Parque de Avioso e no espaço exterior do Fórum da Maia.

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, na Quinta da Gruta, da parte da manhã e em parceria com a Lipor, decorre um atelier de reutilização e reciclagem de materiais, visita aos animais da Quinta e jogos tradicionais para a EB1 e JI de Ferreiró. Da parte da tarde a EB n.º 2 de Gueifães realiza a atividade “Oficina de pão artesanal”.

No dia 2 de junho, entre as 18h00 às 20h00, na Quinta da Gruta, decorre o “Ciclo do alimento – produção e alimentação sustentável”. A iniciativa dirigida às famílias é realizada em parceria com a Lipor e é de inscrição obrigatória.

No dia 3 de junho, vai decorrer a atividade “Ribeira de Almorode – da nascente à Foz”. À tarde, uma turma da EB1 de Ferronho terá oportunidade de acompanhar o percurso deste que é o principal afluente do Rio Leça, percebendo a importância das linhas de água para a promoção e conservação da biodiversidade.

no dia 4 de junho há “Aves pelo ouvido”, um workshop sobre a avifauna do Parque de Avioso – S. Pedro, que decorre entre as 09h00 e as 12h00. Esta é a primeira de seis sessões sobre as aves a decorrer nos parques e jardins do Concelho da Maia e para a qual é preciso efetuar inscrição.

Ainda no dia 4 de junho, entre as 21h00 e as 23h00, também no Parque de Avioso – S. Pedro, decorre mais uma sessão das Observações Astronómicas, neste que se tem revelado um excelente local para a observação dos astros.

No dia 5 de junho, a Câmara Municipal da Maia, convida os mais novos, para as comemorações do Dia Mundial do Ambiente. Entre as 10h00 e as 11h00, na Quinta da Gruta, decorre o espetáculo “Juntos construímos Futuro Sustentável”, com a participação dos Pequenos Cantores da Maia, integrada no plano de sensibilização e comunicação do BaZe – Living LAB Maia, que se destina às crianças e famílias.

Às 11h00, com início na Quinta da Gruta, realiza-se uma Caminhada pelo Ambiente, uma ação de ‘plogging’ (recolher lixo enquanto se caminha) num percurso com 3.5 km nas áreas florestais do Castelo da Maia, com início na Quinta da Gruta, pelas 11h00.

Às 16h00, no Auditório Exterior do Fórum da Maia, ainda pode assistir ao “Conto da Raposa”, pela companhia Historioscopio – Teatro de Marionetas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter