Luzes acendem hoje para as Festas de Vila do Conde

Luzes acendem hoje para as Festas de Vila do Conde
São João

A manhã de hoje começou com uma salva de morteiros e arruamentos pelo grupo de ‘Zés Pereiras’ “Os Vilacondenses”, pelas ruas centrais de Vila do Conde, onde, a partir daqui, é São João.

A iluminação da cidade é ligada às 21h15, a partir do Cais da Alfândega e às 21h30 começa o primeiro concerto de São João, com a fadista Carminho.

O programa que festeja o santo padroeiro integra também atividades que contam com o envolvimento ativo das freguesias como a exposição dos Mastros de São João, de 11 a 24, na Praça da República e o Desfile de Mordomas e Etnográfico no dia 11, na Praça Vasco da Gama.

Estas festividades marcam também o regresso do Festival de Novos Talentos, de 20 a 22 de junho, e a promoção de visitas guiadas gratuitas subordinadas ao tema “Conhecer as tradições de São João de Vila do Conde”, nos dias 11 e 18.

O ponto alto é Grande Noite de São João, com as marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça, seguidas das atuações em cada um dos palcos e a grande sessão de fogo de artifício. O dia 24 de junho, Dia de São João, é marcado pela Eucaristia Solene, seguida da Procissão em honra do Padroeiro e à noite pela tradicional ida à praia e sessão de fogo preso.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter