Luís Montenegro vem a Vila do Conde inaugurar megaestrutura científica

Luís Montenegro vem a Vila do Conde inaugurar megaestrutura científica
Vairão (CMVC)

 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inaugura na segunda-feira, em Vila do Conde, a sede do BIOPOLIS, uma estrutura científica vocacionada para a investigação da diversidade biológica, dos ecossistemas e do meio ambiente.

O projeto, em Vairão, tem “o maior orçamento alguma vez dedicado a um centro de investigação nacional: 86 milhões de euros para os primeiros sete anos de funcionamento”, segundo a Universidade do Porto.

Esta megaestrutura científica será composta pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, pela Universidade de Montpellier (França) e pela Porto Business School.

A Universidade do Porto explica, em comunicado, que o BIOPOLIS será “uma superestrutura científica de referência internacional na área do desenvolvimento sustentável, dispondo de condições para realizar investigação de ponta na área do estudo e da conservação dos recursos biológicos”.

Além da avaliação e monitorização ambiental, e da conservação e uso sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas, o BIOPOLIS vai operar no domínio agroambiental, estudando os sistemas agroflorestais com o objetivo de proteger a biodiversidade dos solos e das espécies, e assegurar a sua preservação para o futuro.

Este centro de investigação já foi distinguido com o prémio Human Resources Strategy for Researchers (HRS4R) da União Europeia. E conta com financiamentos europeus.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter